Principais perguntas

O que é um incoterm?

Um incoterm nome masculino de 1936 é um acrônimo do ingles, International Comercial Terms. Termo de comércio internacional (geralmente expresso por um acrônimo) que define as respectivas obrigações e o compartilhamento de responsabilidades entre vendedor e comprador.
Em outras palavras, incoterms são siglas que correspondem a palavras ou expressões em inglês e são usadas pelas partes na elaboração de contratos internacionais de vendas e distribuição.
Os incoterms são usados ​​para definir as obrigações relacionadas à entrega de mercadorias e ao compartilhamento de responsabilidades entre vendedor e comprador, a fim de proteger as partes e eliminar qualquer ambiguidade no cumprimento de um contrato ou acordo.
Mais especificamente, eles especificam:

• O momento em que o vendedor cumpre sua obrigação de entrega.
• Transferência de risco: as partes sabem quando o risco de perda ou danos às mercadorias é transferido do vendedor para o comprador.
• A distribuição dos custos relacionados às mercadorias: transporte, verificação, embalagem, seguro, etc.
• Responsabilidade por determinados documentos administrativos: formalidades aduaneiras. É de responsabilidade dos exportadores e importadores manter-se atualizado com seus conhecimentos sobre os Incoterms.

 

Quais são os principais incoterms?

Lista dos 13 incoterms para entender melhor o significado dos incoterms, lembre-se de que a primeira letra de cada incoterme, ou seja, E, F, C e D, corresponde a uma categoria específica.

As outras letras referem-se a informações adicionais.

 

Grupo E – Partida
Os produtos são disponibilizados ao comprador na fábrica ou instalações do vendedor.

EXW – Ex Works – Na fábrica

Pode ser utilizado em qualquer modalidade de transporte, seja ela terrestre, marítima ou aérea. Ao se fechar um contrato do tipo EXW, o vendedor somente tem que disponibilizar a mercadoria no local e data marcada. A partir daí, o comprador deve providenciar o transporte da mercadoria e arcar com todos os riscos, custos e desembaraço de exportação na origem.

 

Grupo F – Transporte Principal Não Pago
O exportador se obriga a entregar os produtos ao transportador contratado ou indicado pelo comprador.

FCA – Free Carrier – Franco Transportador
Pode ser utilizado tanto na modalidade de transporte terrestre, quanto aéreo ou marítimo. O vendedor disponibiliza a mercadoria em um local previamente acordado ainda no país de origem, onde a transportadora do comprador recepcionará a mercadoria e passará a se responsabilizar por ela.

FAS – Free Alongside Ship – Livre no Costado do Navio

O transporte principal só pode ser aquaviário, ou seja, marítimo, fluvial ou lacustre. A responsabilidade do exportador se encerra no momento em que ele deposita a mercadoria, ao lado do navio que fará o transporte principal, no cais ou em embarcação auxiliar.

FOB – Free on Board – Livre a Bordo do Navio

Pode ser utilizado para a modalidade aquaviária. O vendedor se compromete a entregar a mercadoria já desembaraçada dentro do navio.

Grupo C – Transporte Principal Pago
O vendedor se obriga a contratar o transporte dos produtos sem assumir riscos de perda, extravio ou dano, nem despesas adicionais decorrentes de fatos ocorridos após o embarque.

CFR – Cost and Freight – Custo e Frete

Somente para o transporte aquaviário. Neste caso, o exportador se responsabiliza pelo desembaraço da mercadoria na alfândega de seu país, que, ao passar o costado do navio, passa a ser de responsabilidade do importador, que pode ou não optar pelo seguro da carga.

CIF – Cost Insurance and Freight – Custo, Seguro e Frete

Utilizado em casos de transporte aquaviário. O exportador é o responsável por todos os custos do transporte da mercadoria, incluindo o seguro, sendo responsável pela mesma até que ela cruze o costado do navio no porto de destino.

CPT – Carriage Paid To – Transporte pago até certo destino

Utilizado nas modalidades terrestre, marítima e aeroviária. O exportador se responsabiliza pela contratação do transporte da origem até um local pré-definido no país de destino, pelo desembaraço alfandegário no país de origem, entregando a mercadoria a um responsável indicado no país de origem. Nesse caso, o seguro fica por conta do importador.

 

Grupo D – Chegada
O vendedor se obriga a arcar com todos os custos e riscos inerentes ao transporte e entrega dos produtos ao local de destino.

DAT – Delivered at Terminal – Entregue no Terminal

Pode ser utilizada em qualquer modalidade de transporte internacional. A responsabilidade pelo desembaraço em seu país e pelo transporte até o momento em que a carga é entregue no terminal de carga citado no contrato. A partir desse ponto, é o importador que passa a ser responsável pela mesma.

DAP – Delivered at Place – Entregue no local

Aplicado a qualquer modalidade de transporte. O desembaraço de exportação e o transporte ficam por conta do exportador até o local combinado no país de destino. A partir desse ponto, o desembaraço de importação e a descarga da mercadoria passam a ser responsabilidade do importador.

DDP – Delivered Duty Paid – Entregue com direitos pagos

Aplicado a qualquer modalidade de transporte. Fica a cargo do exportador o desembaraço, taxas e o transporte desde a origem até o destino apontado pelo importador.

Obs: em virtude do vendedor estrangeiro não dispor de condições legais para providenciar o desembaraço para entrada de bens do país, este termo não pode ser utilizado na importação brasileira, devendo ser escolhido o DAT ou DAP, no caso de preferência por condição disciplinada pela CCI.


O que é um contêiner?

Container é uma caixa construída em aço, alumínio ou fibra, que foi criado para o transporte unitizado de mercadorias. O container é construído de forma resistente para ser usado várias vezes. O container pode ser utilizado por vários modais, como: marítimo, terrestre e aéreo. Para mais informações clique na descrição wikipedia

 

Quais são os principais tipos contêiner?

DRY:
São os contêineres padrão e mais usados ​​no mercado. Construção básica, metálica, hermeticamente fechada e sem refrigeração ou ventilação. Eles têm tamanhos diferentes: 20 ‘, 40’ ou 40 ‘High Cube.
O tamanho dos conteiners é medida em pés.
1 pé equivale à 30,48 cm.
A categoria Alto Cubo, enquanto isso, facilita um aumento de 13% na capacidade cúbica interna e é usada para cargas mais pesadas (carvão, tabaco etc.).

REFEER
Os contêineres refrigerados proporcionam um ambiente com temperatura controlada. Eles têm uma fonte de alimentação que se conecta a fontes de energia durante o transporte. Isso permite que os produtos sejam transportados a uma temperatura constante durante toda a jornada. Tem a possibilidade de baixar a temperatura de -18 ° a 30 °. Existem modelos de 20 e 40 pés, além do High Cube. Usados principalmente para o transporte de frutas, carne, peixes, e alimentos em geral.

OPEN TOP
Das mesmas medidas que os anteriores, mas abertas na parte superior, pois possuem um teto de lona removível. Esses contêineres facilitam o transporte de cargas volumosas.

FLAT RACK
Parecido com o OPEN TOP eles também não possuem paredes laterais e até, em alguns casos, nem paredes frontal e traseira. Eles são usados ​​para cargas atípicas.

TANK
Usado para o transporte de líquidos, de produtos químicos perigosos, como tóxicos, corrosivos, altamente combustíveis, além de óleos, leite, cervejas, vinho, água mineral, etc. Eles têm as mesmas dimensões que um DRY, mas sua estrutura é diferente, pois incluem um tanque de polietileno no interior.

 

Carga máxima para contêineres DRY 20 e 40 pés

Standard Container – 20′ (20 pés)

Medida Externa

Comprimento 6.058 mm

Largura 2.438 mm

Altura   2.591 mm

Medida Internas

Comprimento 5.910 mm

Largura 2.340 mm

Altura 2.388 mm

Entradas

Largura 2.346 mm

Altura 2.282 mm

Capacidade Cúbica

Total 33.2 m³

Peso

Máximo 24.000 Kg

Tara 2.080 Kg

Carga 21.920 kg

 

Standard Container – 40′ (40 pés)

Medida Externa

Comprimento 12.192 mm

Largura 2.438 mm

Altura   2.591 mm

Medida Internas

Comprimento 12.044 mm

Largura 2.342 mm

Altura 2.380 mm

Entradas

Largura 2.337 mm

Altura 2.280 mm

Capacidade Cúbica

Total 67.6 m³

Peso

Máximo 30.480 Kg

Tara 3.550 Kg

Carga 26.930 Kg